sábado, 17 de março de 2018

Discurso Patrono Formandos III Turma Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação 2o. Semestre 2017 - Fatec Catanduva


Sra. Diretora, Srs. Sras. Coordenadores, Srs. Professores e Sras. Professores, demais membros da Mesa, Funcionários, Srs. Pais, Familiares, amigos e agora meus companheiros de formação e de profissão. Boa noite a todos e todas.

 

Um presidente da república do Brasil, Bill Gates (microsoft), Steve Jobs (Apple) , Michel Dell (Dell), Mark Zuckerberg (Facebook) o que eles tem em comum? Nenhum deles terminou uma universidade. Aonde eles chegaram?

 

Sou filho de pais ausentes, nasci e fui criado num curtiço, aprendi a beber cedo, com 8 anos tive meu primeiro desmaio devido a bebida. Com 13 anos aprendi a fumar e a roubar, aos 14 dormia na rua. Nunca repeti um ano na escola, em 1982 entrei pela primeira vez na faculdade, nunca fiquei de nenhuma DP, Fiz duas faculdades e estou fazendo neste momento a terceira, numa universidade pública, ao mesmo tempo estou fazendo uma pós e também fazendo disciplinas como aluno especial no programa de mestrado da UNESP. Fui o 2º. Melhor aluno no curso de Teologia e o 1º. No curso de Gestão de TI. Talvez alguém pergunte o que mudou de alguém que tinha tudo para dar errado segunda esta sociedade, para que hoje eu pudesse estar aqui, numa posição honrosa a qual sou grato a vocês por me permitirem isto. Aonde eu cheguei e aonde chegarei?

 

O que eu mais lamento foi não ter quem pudesse me direcionar, sem ninguém eu aprendi com meus próprios erros e acertos, talvez alguns de vocês passou ou tem passado por isto.  Lembrei de cada momento que passamos juntos na Fatec, onde procurei contribuir, não apenas com as teorias, mas com as práticas e cases de mercado, o mundo corporativo. Fizemos trocas de diversas experiências, casos, exemplos... Eu, no exercício da docência sempre procurei ir além, ao vê-los sentados naquela cadeira dura, desconfortável, durante anos, pensava em meus filhos, e de certa forma eu os via como meus filhos e pensava e penso no futuro profissional de vocês. Pensando eu, onde gostaria que vocês chegassem!?

 

Vocês venceram mais uma etapa, entre tantas passadas e outras que virão. Espero que saiam da faculdade diferente do que entraram, com maior visão de mundo e de vocês mesmos. Mas tenho uma péssima notícia: ainda não acabou, a muito a fazer, há muito para construir, para mudar, para corrigir, para contribuir para transformação deste mundo desigual, sem igual. Que mundo você quer encontrar quando seu filho chegar?

 

Para que este momento chegasse na vida de vocês, etapas tiveram que ser cumpridas antes e durante a faculdade, só podemos chegar se sairmos de onde estamos, só podemos chegar se fizermos acontecer, o que encontramos muitas vezes é resultado do que fizemos, e só podemos ver quando chegamos.

 

O mundo das tecnologias e em especial da tecnologia da informação tem mudado o mundo e os transformará ainda mais, cada vez mais rápido e mais profundamente. Vocês podem e devem fazer parte destas mudanças, como profissionais vocês devem ter ambição, visão e atitudes honestas para deixar aqueles que chegarem.

 

Eu sou grato, por me terem dado o privilégio de ter sido seu professor, agora peço que me deem o privilégio de ser seu colega de profissão e de amigo de vida. Sucesso a vocês, e que El HaShem Adonai, Deus O Eterno Senhor os abençoe hoje e sempre e permitam que Deus os levem aonde Ele desejar que cheguem. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, importante saber sua impressão sobre os textos, com issto podemos dialogar.