quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Conceito de Teologia

SÍNTESE DAS LEITURAS – Estevão Barros

Conceito de Teologia – J.B. Libanio & Afonso Murad



O texto comenta a origem do termo “teologia”, etimologicamente Theós e Logía = Deus e ciência ou em outras palavras uma ciência de ou sobre Deus. Faz a comparação com outros termos próximos a filosofia como Teosofia e Teodicéia.
O uso do termo na história: não está inserida na origem do contexto bíblico. Os gregos relacionavam o termo na ciência das coisas divinas: Os “theologos” falavam de deuses.  Platão utilizava para narrações mitológicas. Aristóteles a identificava como um campo do saber para fábulas também mitológicas. O mundo latino falava sobre o estudo de Deuses. Os pais da igreja tratavam o termo como uma questão apologética. Os escolásticos utilizavam outros termos mas com a mesma idéia. Atualmente o termo consiste da teologia sistemática.
Em terceiro momento fala do uso intelectual do termo: a compreensão e reflexão da fé, pela Palavra viva e tradição da igreja A fé é a base da teologia e não há teologia sem fé.
No caminho entre Deus e o teólogo está a igreja. A produção teológica deve produzir resultados dentro da sua comunidade. A construção de preceitos deve edificar a igreja de tal modo que a mesma viva a teologia, sendo um replicador, tanto dentro como para fora como um serviço prestado ao mundo.
Finalmente, a teologia só pode ser pensada quando a questão de fé é tida como essencial; quando é utilizada a ciência, por utilizar-se de regras estruturadas e definidas; e vivida e experimentada pela comunidade como um todo. 
A importância de ver o conceito de teologia ligada a princípios básicos do viver cristão. Na expressão da fé coletiva, assim como na individual, numa interação onde uma não pode sobreviver sem a outra. Na revelação da Palavra de Deus, como base para fundamentar e fazer teologia, através da mensagem de Deus ao homem revelada e experimentada. A igreja como receptora e propagadora das verdades teológicas produzidas e refletidas por um corpo altamente replicador tanto internamente como distribuindo a luz para que outros possam ver e refletir sobre os conceitos estabelecidos e ditos, como uma experiência de produção e ligação com as coisas ligadas a Deus, não através de simplesmente ouvir mas de um viver com intensidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, importante saber sua impressão sobre os textos, com issto podemos dialogar.