SÍNTESE DAS LEITURAS – Estevão
Barros
Conceito de Teologia – J.B. Libanio & Afonso
Murad
O texto comenta a origem do termo
“teologia”, etimologicamente Theós e Logía = Deus e ciência ou em outras
palavras uma ciência de ou sobre Deus. Faz a comparação com outros termos
próximos a filosofia como Teosofia e Teodicéia.
O uso do termo na história: não está
inserida na origem do contexto bíblico. Os gregos relacionavam o termo na
ciência das coisas divinas: Os “theologos” falavam de deuses. Platão utilizava para narrações mitológicas.
Aristóteles a identificava como um campo do saber para fábulas também
mitológicas. O mundo latino falava sobre o estudo de Deuses. Os pais da igreja
tratavam o termo como uma questão apologética. Os escolásticos utilizavam
outros termos mas com a mesma idéia. Atualmente o termo consiste da teologia
sistemática.
Em terceiro momento fala do uso
intelectual do termo: a compreensão e reflexão da fé, pela Palavra viva e
tradição da igreja A fé é a base da teologia e não há teologia sem fé.
No caminho entre Deus e o teólogo está a
igreja. A produção teológica deve produzir resultados dentro da sua comunidade.
A construção de preceitos deve edificar a igreja de tal modo que a mesma viva a
teologia, sendo um replicador, tanto dentro como para fora como um serviço
prestado ao mundo.
Finalmente, a teologia só pode ser
pensada quando a questão de fé é tida como essencial; quando é utilizada a
ciência, por utilizar-se de regras estruturadas e definidas; e vivida e
experimentada pela comunidade como um todo.
A importância de ver o conceito de
teologia ligada a princípios básicos do viver cristão. Na expressão da fé
coletiva, assim como na individual, numa interação onde uma não pode sobreviver
sem a outra. Na revelação da Palavra de Deus, como base para fundamentar e
fazer teologia, através da mensagem de Deus ao homem revelada e experimentada.
A igreja como receptora e propagadora das verdades teológicas produzidas e
refletidas por um corpo altamente replicador tanto internamente como distribuindo
a luz para que outros possam ver e refletir sobre os conceitos estabelecidos e
ditos, como uma experiência de produção e ligação com as coisas ligadas a Deus,
não através de simplesmente ouvir mas de um viver com intensidade.
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