SÍNTESE DAS
LEITURAS - Introdução – Paul Tillich
Estevão Barros
Espera-se
que a teologia realize a sua parte fornecendo as informações básicas e corretas
de sua realidade a mensagem e o seu conteúdo. A dinâmica entre o efêmero e o
temporal é um caminho que deve ser trilhado. A Palavra é imutável e ela é quem
determina as respostas e a defesa das verdades em relação às dúvidas. A
teologia tenta construir métodos capazes se serem entendidos como ciência,
porém, não tem obtido os resultados necessários. A teologia parte de princípios
básicos como os relacionamentos da pessoa de Cristo ou do relacionamento de
Deus com sua comunidade. A teologia só tem valor se os seus resultados
atingirem aqueles que se relacionam com a teologia ou que determinam aspectos
de sua inteiração. Os aspectos metodológicos que analisam o que é a fé cristã,
estão na teologia, e esta chama para si a responsabilidade e como resultado
estabelece as interpretações cristãs. Ela produz e se fundamenta para si mesma
utilizando métodos que não sejam questionáveis, dando-lhe autonomia de escolhas
de diversas outras ciências. A palavra é a base, senão a principal fonte da
teologia, pois, trata-se de um legado. Uma riqueza de informações coletadas
durante vários anos trazendo a diversidade de pensamentos, história, conceitos,
etc. Na verdade, o material científico para a teologia é diverso e amplo. Se a
utilização do material coletado, estiver contido em princípios estabelecidos ou
a utilização de normas de análises, seus resultados aparecerão. Portanto, a
teologia não age apenas pelo místico, mas utiliza-se também de conceitos
racionais para impor seus métodos.
A
teologia vem de encontro ao homem, questionando e ao mesmo tempo trazendo
respostas e tenta fazer com que este mesmo homem reflita as novidades e a
partir delas mudar sua maneira de ser e viver a dinâmica da descoberta.
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