sábado, 13 de janeiro de 2018

Introdução – Paul Tillich

SÍNTESE DAS LEITURAS -  Introdução – Paul Tillich

Estevão Barros 

Espera-se que a teologia realize a sua parte fornecendo as informações básicas e corretas de sua realidade a mensagem e o seu conteúdo. A dinâmica entre o efêmero e o temporal é um caminho que deve ser trilhado. A Palavra é imutável e ela é quem determina as respostas e a defesa das verdades em relação às dúvidas. A teologia tenta construir métodos capazes se serem entendidos como ciência, porém, não tem obtido os resultados necessários. A teologia parte de princípios básicos como os relacionamentos da pessoa de Cristo ou do relacionamento de Deus com sua comunidade. A teologia só tem valor se os seus resultados atingirem aqueles que se relacionam com a teologia ou que determinam aspectos de sua inteiração. Os aspectos metodológicos que analisam o que é a fé cristã, estão na teologia, e esta chama para si a responsabilidade e como resultado estabelece as interpretações cristãs. Ela produz e se fundamenta para si mesma utilizando métodos que não sejam questionáveis, dando-lhe autonomia de escolhas de diversas outras ciências. A palavra é a base, senão a principal fonte da teologia, pois, trata-se de um legado. Uma riqueza de informações coletadas durante vários anos trazendo a diversidade de pensamentos, história, conceitos, etc. Na verdade, o material científico para a teologia é diverso e amplo. Se a utilização do material coletado, estiver contido em princípios estabelecidos ou a utilização de normas de análises, seus resultados aparecerão. Portanto, a teologia não age apenas pelo místico, mas utiliza-se também de conceitos racionais para impor seus métodos. 

A teologia vem de encontro ao homem, questionando e ao mesmo tempo trazendo respostas e tenta fazer com que este mesmo homem reflita as novidades e a partir delas mudar sua maneira de ser e viver a dinâmica da descoberta.

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