quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Currículo Teológico Básico

SÍNTESE DAS LEITURAS – Estevão Barros  

Currículo Teológico Básico – Antônio Gouvêa Mendonça




O autor relata a dificuldade em estabelecer um currículo teológico básico. Historicamente a teologia começa a ser entendida do ponto de vista científico, ou seja, de forma analítica, ainda no século XVIII pela Universidade de Princeton. A Teologia Sistemática surge como um instrumento de estudo onde observa e analisa o conteúdo da Bíblia.
A dificuldade em padronizar as matérias de estudo vem da divisão que o protestantismo em vertentes: a forte ortodoxia e intolerância da maioria fundamentalista, um legado da influência norte-americana; a corrente do modernismo encontrado nas figuras liberais, que se encontra num caminho oposto àquele e um meio termo encontrado na teologia neo-ortodoxa. As correntes lutam para estabelecer seus argumentos e tentam condicionam seus pensamentos as suas escolas de formação. 
A diversidade encontrada no protestantismo, foi seguido também pelo catolicismo romano, mas tratado de forma diferenciada devido sua estrutura.
Os pensamentos protestantes deveriam dialogar o suficiente para que juntos pudessem estabelecer linhas básicas de formação de seus estudantes, e cujas tendências não formassem barreiras que impedem o avanço da teologia como uma ciência reconhecida e respeitada pela sociedade como algo pensante. Contento o equilíbrio que se espera: necessidades pastorais e o mundo acadêmico.
 Refletir sobre minha formação, encarando a realidade de novos tempos e compreendendo o novo, formando uma nova base teológica. Para a igreja, não se deixar permanecer no continuísmo mas reavaliar sua posição, contextualizando-a mensagem para o momento chamado hoje. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, importante saber sua impressão sobre os textos, com issto podemos dialogar.